
29 Nov Relação entre entidade visceral e saúde mental?
Para a filosofia taoísta, base da medicina chinesa , o ser humano é composto por cinco movimentos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água.
A cada um destes movimentos corresponde uma entidade visceral : Hun, Shen, Yi, Po e Zhi. O Movimento madeira integra ainda o conceito de Gan.
As entidades viscerais são as diferentes actividades mentais e emocionais relacionadas com os vários órgãos, que por sua vez estão associados aos cinco movimentos.
Não existe no vocabulário ocidental, termos correspondentes exatos para denominar as entidades viscerais , por isso são utilizados os termos chineses.
O Movimento Madeira, caracteriza-se pelo crescer da Energia Yang dentro do Yin.
É por isso um movimento crescente e caso predomine, vai-se refletir em sentimentos como a cólera , a impulsividade e a irritabilidade.
A entidade visceral que rege o Movimento Madeira é o Hun. Este equivale à energia do céu, é a chama que tem de ser contida.
Assim, uma pessoa onde o Hun domine:
- Age antes de pensar;
- É pouco flexível;
- Tem uma visão unilateral das situações;
- Fica preso aos acontecimentos e à sua versão dos mesmos;
- É pouco tolerante e muito tenso; e
- Tem dificuldade em ouvir os outros .
O Movimento Madeira é também o Movimento que tem o comando, que determina o momento final da escolha e o inicial da ação. Afinal este é o nascer da energia Yang .
Aqui surge o conceito de Gan . O Gan dá-nos a capacidade de tomar uma decisão e também de executar com lucidez e estratégia.
Seja esta a decisão de quebrar a timidez e começar uma conversa com um pessoa desconhecida, a decisão de mudar de emprego, a decisão de iniciar um novo plano alimentar ou de começar a fazer exercício físico.
É por assim dizer, a nossa gana de viver.
O Movimento Fogo é o extremo da Energia Yang . Uma energia que queima e dispersa, podendo mesmo perder a sua conexão com a matéria.
Este movimento vai-se refletir na alegria.
Para o pensamento oriental, a entidade visceral que representa o Movimento Fogo é o Shen.
Este equivale à base da vida, é a nossa alma! O Shen alberga por isso as outras quatro entidades viscerais (Hun, Yi, Po e Zhi).
O Shen é também um dos três tesouros da medicina chinesa , o que diz muito sobre a sua importância.
É da responsabilidade do Shen o discurso claro e eloquente, a inteligência, o bom senso e a intuição.
Deste modo, quando o Movimento Fogo não é moderado, podemos ter:
- Hiperatividade;
- Insónia;
- Delírios;
- Verborreia; e
- Falta de pudor.
Por outro lado, quando não temos alegria de viver não temos vitalidade, nem vontade.
O Movimento Terra é o movimento do centro, a energia mais harmoniosa de todos os cinco movimentos. Este tem uma forte relação com a nossa energia nutritiva e tende a aglomerar se entrar em desequilíbrio.
A emoção associada ao Movimento Terra é a angústia , apesar de frequentemente se dizer ser o pensamento. Tudo certo, porque o excesso de pensamento causa angústia.
A entidade visceral que rege o Movimento Terra é o Yi, que é uma forma específica da mente de registar a realidade e de a transferir para a memória.
Faz por isso parte do processo de construção do pensamento, inclui a ideia e a intenção.
O Yi (juntamente com o Zhi) é uma característica específica que nos torna Humanos e que nos permite adaptar às condições externas da realidade.
Quando o Movimento Terra vê a sua energia afetada há:
- Um pensamento constante que nunca resulta em ação;
- Uma análise obsessiva de situações e conversas;
- Um sofrer por antecipação;
- Uma sensação opressão que não permite avançar/ concretizar;
- Um bloqueio mental nos próprios pensamentos; e
- Um viver permanentemente angustiado.
Cuidar dos nossos pensamentos é por isso essencial para a saúde mental.
O Movimento Metal é o crescer da Energia Yin dentro do Yang . Este movimento está ligado com a nossa relação à matéria e ao mundo exterior. A entidade visceral que representa este movimento é o Po.
Esta é muito importante, por ser a entidade visceral que primeiro se manifesta! O Po está presente desde a concepção, mas nessa altura ainda é comum ao Po materno. Mais tarde no nascimento, ganha forma nos nossos instintos inatos.
À medida que a criança vai descobrindo o seu corpo e explorando o mundo exterior, o Po vai-se individualizando e é criada uma ligação única com o mundo. É também por tudo isto que a forma como a mãe vive a gravidez e o pós parto, tem uma forte influência na formação da personalidade.
O sentimento associado ao Movimento Metal é a tristeza e quando esta emoção predomina há:
- Um esgotar da energia;
- Uma sensação de que nenhuma ação é possível; e
- Um sentimento de não haver mais nada, nenhuma solução e nenhuma outra emoção.
Por outro lado, um desequilíbrio do Movimento Metal, também pode levar a pessoa a atribuir um valor excessivo aos bens materiais.
O Movimento Água é o máximo da energia Yin , um energia que desce e desordena.
A entidade visceral do Movimento Água é o Zhi, esta é a base que alimenta as outras entidades viscerais, uma vez que está associada à nossa essência/Jing, um dos três tesouros da medicina chinesa.
Quando o Zhi está em equilíbrio há:
- Estabilidade emocional;
- Determinação;
- Sensação de segurança; e
- Memória prática que permite interagir com a realidade externa.
O Movimento Água vai-se refletir no medo!
Essa emoção tão poderosa que consegue apoderar-se de todas as outras emoções e dominar por completo o nosso Shen, a nossa alma!
É isso que acontece durante um ataque de pânico, o medo confunde e agita o nosso espírito de forma tão intensa que causa manifestações físicas.
A Acupuntura vai ajudar a equilibrar o Movimento Água e o Movimento Fogo, para que o Medo contenha o excesso de Alegria, sem a dominar.
Afinal quando há equilíbrio a água do rio flui até ao mar e as marés seguem os seus ciclos.
Para concluir, podemos então usar as emoções como um indicador do estado de equilíbrio que é a saúde.
Juntando esta análise à história da pessoa, aos seus antecedentes pessoais e às suas queixas atuais, é possível reconhecer desequilíbrios energéticos e definir tratamentos personalizados.
Com a acupuntura podes controlar a tua cólera (Madeira) para te conseguires conectar com a tua alma/intuição (Fogo) e equilibrares a tua angústia (Terra), a tua tristeza (Metal) e o teu medo (Água).
Desta forma, conseguirás ter força de vontade (Madeira) para encontrar o teu caminho e viver em harmonia!
Caminhos válidos há muitos, este é o meu! Vens comigo?
Saber mais sobre promoção da saúde mental com acupuntura.