
29 Nov O que é a ozonoterapia?
A ozonoterapia é uma técnica que utiliza o ozono clínico (O3) como agente terapêutico e este é formado através de uma reação térmica induzida na molécula de Oxigénio (O2).
O ozono melhora o processo de oxigenação e desencadeia no nosso organismo a produção de defesas antioxidantes , promovendo a eliminação de radicais livres e modulando as estruturas celulares.
Distinguem-se várias formas de administração do ozono clínico, dependendo do objetivo do tratamento.
Algumas têm um efeito local, como a terapia com bolsas e a administração transdérmica, outras têm uma ação sistêmica, como a administração endovenosa, intramuscular ou rectal.
Atualmente em Portugal a ozonoterapia não tem um enquadramento legal adequado, mantendo-se adstrita à Medicina da Dor (DR Portaria n°234/2015), graças à sua ação anti-inflamatória e analgésica, sendo utilizada em patologias como:
- Artrite;
- Tendinite;
- Bursite;
- Hérnias;
- Ombro congelado; e
- Síndrome do túnel cárpico.
No entanto, a sua ação terapêutica, está já comprovada noutras aéreas, regulamentada em protocolos internacionais e é utilizada no nosso SNS em patologias como :
- Feridas infetadas;
- Pé diabético;
- Úlceras crónicas;
- Fadiga crónica;
- Fibromialgia;
- Doença autoimune;
- Doença oncológica.
Apesar de esta ser uma terapia do foro natural, a ozonoterapia não deixa de ter algumas contra indicações e reações adversas.
Por isso e para que seja possível a administração de ozono de forma segura, é de extrema importância uma avaliação inicial dos antecedentes de saúde e análises ao sangue.
Sendo também essencial que a administração do ozono clínico, seja realizada por profissionais experientes e qualificados, que guiem a sua prática por protocolos internacionais, utilizem geradores de ozono com certificação e restante material descartável.
Se tiveres interesse em saber mais sobre este tema, não hesites em entrar em contacto comigo.
Saber mais sobre os serviços de ozonoterapia.