Vantagens da Preparação do Parto com Acupuntura - Ana Louro Saúde
887
post-template-default,single,single-post,postid-887,single-format-standard,bridge-core-2.5.6,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-24.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive

Vantagens da Preparação do Parto com Acupuntura

As principais vantagens da preparação do parto com acupuntura, são a redução do tempo do trabalho de parto e a diminuição dos número de intervenções médicas necessárias.

Isto acontece porque a acupuntura vai influenciar a produção de ocitocina, a maturação do colo do útero e o desenrolar das contrações.

Importa ressalvar que a acupuntura não vai induzir o parto, mas sim promover a fisiologia do trabalho de parto, através do equilíbrio da energia que circula nos diferentes meridianos de acupuntura.

Assim, após as 36 semanas, é possível ajudar a mulher a ter um parto que respeite o seu corpo e o tempo do bebé. Nesta fase começamos a trabalhar os meridianos de acupuntura, que até aqui evitámos e após as 40 semanas, é possível a introdução de chás/infusões.

Para que o parto se desenrole com naturalidade, é essencial que as emoções da mulher estejam serenas. Contudo, quem já passou por uma gravidez, sabe que é sobretudo na reta final que mais surgem emoções como a impaciência e a ansiedade.

Desta forma, é essencial manter o equilíbrio do Eixo Shao Yin, que liga o movimento água (detentor do útero) ao movimento fogo (onde encontramos o coração).

O fluir das emoções e da energia Yang, permitem que o útero liberte toda a matéria (Yin), que protegeu durante 9 meses. Este é outro aspeto importante para o desenrolar fisiológico do trabalho de parto, o Yin tem de se converter em Yang, porque o parto é o exponente de Yang na vida da mulher!

Por isso, parte do trabalho de preparação para o parto com acupuntura, consiste também em assegurar que há energia suficiente e que esta energia flui livremente.

Outra das vantagens da preparação do parto com acupuntura, é o envolvimento do pai no trabalho de parto, através do ensino dos pontos de acupressão que deve estimular em cada fase.

 

Este acompanhamento não substitui o acompanhamento preconizado pelo Plano Nacional para a Vigilância da Gravidez vigente em Portugal.

 

Se quiser saber mais sobre como a acupuntura pode ajudar ao longo da gravidez, veja o artigo: https://analourosaude.pt/utilidade-da-acupuntura-durante-a-gravidez/