O que é a acupuntura? - Aplicações e benefícios - Ana Louro Saúde
410
post-template-default,single,single-post,postid-410,single-format-standard,bridge-core-2.5.6,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-24.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive
O que é a acupuntura

O que é a acupuntura?

A acupuntura é sem sombra de dúvidas a técnica terapêutica mais conhecida da medicina chinesa.

Esta consiste em colocar pequenas e finas agulhas em pontos específicos do corpo, que estão localizados ao longo dos meridianos energéticos, causando diversos efeitos no nosso organismo, nomeadamente:

  • Reequilíbrio da energia do organismo;
  • Controlo da ansiedade;
  • Diminuição da dor e inflamação;
  • Reforço da imunidade;
  • Tratamento de insónias; e
  • Regulação do ciclo menstrual , etc.

Apesar de ser uma técnica reconhecida como válida pela OMS e devidamente regulamentada na legislação portuguesa, a acupuntura continua a ser desvalorizada por alguns, devido à dificuldade em comprovar a sua eficácia em estudos científicos.

Contudo quem conhece os mecanismos de funcionamento da acupuntura, percebe o porquê de existir esta dificuldade! Afinal, partimos sempre de uma abordagem individual da pessoa e do seu síndrome energético, sendo que diferentes síndromes podem ter sintomas em comum.

Por outro lado, a base da acupuntura é o equilíbrio da energia Yang , da energia Yin , bem como do Qi e Xué, que circulam no organismo através dos meridianos de acupuntura.

Existem pontos mestre que tem uma ação forte neste equilíbrio e por isso são usados em vários síndromes.

Por fim, como já falei aqui anteriormente a acupuntura é uma arte milenar. Surgiu com base no método empírico (muito antes de haver um método científico), fará sentido por isso recorrer a estudo científicos para a comprovar?

Talvez sim, talvez não….

Depois de sete anos de formação teórica e com prática clínica desde 2015 não tenho dúvidas sobre eficácia da acupuntura!

Quando usada de forma adequada às necessidades individuais, pode fazer toda a diferença na qualidade de vida.

 

Caminhos válidos há muitos, este é o meu! Vens Comigo?

 

Saber mais sobre os nossos serviços de acupuntura.

Imagem fonte: Pixabay – Alterfines