O que é a fitoterapia? - Aplicações e benefícios - Ana Louro Saúde
434
post-template-default,single,single-post,postid-434,single-format-standard,bridge-core-2.5.6,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-24.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive
O que é a fitoterapia

O que é a fitoterapia?

A fitoterapia é uma forma muito eficaz de promover a saúde e equilibrar síndromes energéticos. São utilizados como ingredientes terapêuticos, substâncias provenientes de plantas e esta abrange ainda o aconselhamento dietético.

A fitoterapia pode usar plantas inteiras ou partes de plantas (raízes, flor, casca, etc.) e ter a forma de infusões, óleos, preparados vegetais, florais, cataplasmas, comprimidos ou cápsulas. Existem várias fórmulas tradicionais chinesas, mas existe também a fitoterapia ocidental.

As ações da fitoterapia são tão variadas como o número de plantas existentes, sendo de destacar:

  • O alívio da dor;
  • O controlo da ansiedade e depressão;
  • A otimização dos níveis de energia;
  • O reforço do sistema imunitário;
  • A regulação da digestão; e
  • o tratamento da obstipação.

A prescrição de fitoterapia deve abordar a pessoa como um todo e não apenas as suas queixas atuais, implicando por isso uma avaliação atenta. Esta acarreta então uma grande responsabilidade para o terapeuta que a prescreve, porque pode ter interação com medicamentos ou suplementos e efeitos adversos. Infelizmente, numa sociedade que procura soluções fáceis, o uso de plantas medicinais tem sido banalizado e muitas vezes feito com aconselhamento “de balcão”. Não corra risco, procure um profissional acreditado e experiente!

 

Caminhos válidos há muitos, este é o meu! Vens comigo?

 

Saber mais sobre os nossos serviços de fitoterapia.